Recall da Honda VFR 1200F e VFR 1200X Crosstourer



  

Modelos fabricados entre 2010 e 2013 possuem problemas com o eixo cardã. Conserto será realizado a partir de janeiro de 2016.

Na última terça-feira, dia 08 de dezembro de 2016, a grande e renomada fabricante de automóveis e motocicletas Honda fez o anúncio a respeito de um recall que irá atingir 489 unidades dos modelos VFR 1200X Crosstourer e VFR 1200F, a justificativa para esta convocação é um problema detectado nesses modelos que afetam diretamente o eixo cardã. Os modelos que deverão passar pelo procedimento correcional são as unidades de ano/modelo de 2010 a 2013 no caso da esportiva e no caso da aventureira apenas os modelos 2012.

Esse problema detectado, em alguns casos, pode ocasionar o ruptura do eixo cardã, situação este que causa consequentemente a perda de potência da roda traseira das motocicletas, sendo que em casos extremos ocasiona o travamento instantâneo do movimento. Caso ocorra o travamento do movimento da roda, a condução das motocicletas será seriamente afetada, o que irá expor os motociclistas ao risco iminente de uma queda, podendo ocasionar não só danos materiais, como também lesões graves ou fatais aos ocupantes do veículo ou até mesmo a terceiros.

Para fazer o reparo do problema detectado, a Honda irá fazer a substituição do eixo cardã dessas motocicletas por um novo componente que contém as mesmas características técnicas, mas que permitirá uma utilização mais segura e por um período mais prolongado.





O atendimento nas concessionárias de todo o país para que essa substituição seja feita terá início no próximo dia 04 de janeiro. Contudo, a marca já divulgou que um novo componente já está sendo desenvolvido no exterior e que em meados do mês de março de 2016 uma nova convocação será feita para que seja feita a instalação desse novo conjunto do eixo cardã, só que este com as melhorias definitivas, extinguindo completamente a ocorrência do problema mencionado.

Para conseguir maiores informações a respeito dessa situação, a Honda disponibiliza a sua Central de Atendimento cujo número é o 0800-701-3432, o qual possui atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h ou o seu portal eletrônico que é o www.honda.com.br/recall/motos.

Por Adriano Oliveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *