BMW deve apresentar Nova Moto na CES 2016



  

Motocicleta será baseada na K 1600 GTL e terá Faróis à Laser e Capacete Inteligente.

A BMW irá exibir na feira de eletrônicos Consumer Eletronics Show, que já ocorre na cidade estadunidense de Las Vegas, a motocicleta de alta cilindrada que tem como base a K 1600 GTL, top de linha da marca. As grandes novidades do futuro anúncio são os faróis à laser e o capacete inteligente.

O sistema de iluminação frontal com laser atinge até 600 metros à frente do piloto, 300 a mais que os faróis convencionais usados até então. E a duração em relação às lâmpadas tradicionais é muito maior. Segundo a BMW Motorrad, esse sistema de faróis ainda tem custo de produção muito elevado, mas a escala de fabricação para motos e – principalmente – carros deve aumentar com o tempo e fazer com que a equipagem se torne mais barata. Os carros BMW Série 7 e i8 já possuem a tecnologia.

Ainda mais surpreendente é o capacete interativo e com informações na viseira, algo sem precedentes na indústria automotiva. O nome do recurso é head up display. Exibe dados como velocidade de condução e ajustes da moto, status do trânsito e da via e informações legais, como velocidade máxima do trajeto. As duas câmeras acopladas, na traseira e na dianteira do item de segurança, servem para retrovisor e gravação da direção.





O intuito é manter os olhos do piloto na estrada e atenção total na condução. A novidade ainda está em estudos para desenvolvimento e provavelmente não será lançada no mercado ainda em 2016. A BMW tem o desejo de possibilitar a comunicação entre condutores em um futuro um pouco mais distante, função ideal para viagens em grupo.

O capacete é equipado com alto-falantes e microprocessador. Conforme a empresa, a operação das funções deverá ser feita na manopla do lado esquerdo do guidão. Os dados ainda podem ser programados pelo condutor e escolhidos conforme necessidade analisada por ele em relação ao trajeto escolhido.

Bruno Klein



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *