Fim da Yamaha Ténéré 250 no Brasil




Modelo dará lugar à nova Lander 250.

Com o lançamento da Yamaha Lander 250, a empresa japonesa vai aposentar a Ténéré 250. Ainda disponível no mercado brasileiro ao preço sugerido de R$ 16.490, o modelo fabricado há 8 anos dará seu adeus em breve.

Algumas características da Ténéré 250 foram levadas para a nova Yamaha Lander. Dentre elas podemos destacar o assento mais largo, um conjunto de acessórios formado por baú, bolha e o protetor de motor para quem quer deixar a motocicleta mais preparada para longas viagens.


Equipada com motor de 1 cilindro e 250 cilindradas, a Ténéré chega a 20,9 cavalos de potência quando abastecida com etanol e 20,7 cavalos quando abastecida a gasolina e 2,1 kgfm de torque. A Ténéré tinha inspiração em modelos com cilindradas maiores, como a Ténéré 660 e a Super Ténéré.

A Ténéré 250 é conhecida como o modelo on/off road da Yamaha.

Características do motor da Ténéré 250:

O motor da motocicleta que está prestes a se aposentar é de 4 tempos, refrigerado a ar e de 2 válvulas, tem 1 cilindro, 250 cilindradas e tem sistema de lubrificação de Cárter úmido.


Equipada com sistema de alimentação de injeção eletrônica a moto dispõe de câmbio de 5 velocidades e embreagem do tipo Multi-disco/úmida. Seu sistema de ignição é o TCI com sistema de partida elétrica complementada com sistema de abastecimento flex (gasolina e álcool) e bateria de 12 V e 6 Ah.

Dimensões

A Ténéré tem comprimento de 2,135 m, largura de 830 mm e altura de 1,375 m. A distância entre eixos é de 1,39 m e a altura do assento é de 865 mm. O peso líquido é de 154 kg, capacidade do óleo do motor de 1,55 L e capacidade do tanque de combustível de 16 L.

Outras Características

A moto vinha nas cores Matt Black, que é um preto fosco, verde Savage e marrom Atacama. O painel de instrumentos é composto por painel digital com velocímetro, hodômetro total e dois parciais, marcador de combustível, marcador do nível do combustível, relógio e conta-giros.

Para mais informações sobre as características da amada Ténéré, confira direto no site da yamaha clicando aqui.

Opinião de Motociclista

Segundo o motociclista Chico Sepulveda, divulgou em vídeo do seu canal no dia 1 de dezembro quando soube da notícia da aposentadoria da Ténéré, a motocicleta é “uma moto excelente. Uma moto que não dá dor de cabeça, motor excepcional, conjunto excepcional, uma motocicleta com um excelente custo-benefício, excelente pra uso urbano, pra viagem. Tem gente que já viajou aí a América Latina, o Brasil inteiro… uma moto ‘pau-pra-toda-obra’”

O Peso do Nome Ténéré

História, segurança e flexibilidade. Com novas cores na linha 2018, a TÉNÉRÉ 250 segue possibilitando grande custo-benefício para quem deseja uma motocicleta para o dia a dia e ainda para passeios. Vitoriosa do prêmio Moto de Ouro por dois anos subsequentes no tipo Trail, o nome TÉNÉRÉ carrega propriedades de linhagem, robusteza e ainda conta com a Revisão Preço Fixo da Yamaha. O cliente pode preencher um formulário de interesse para que a equipe de vendas entre em contato.

História da Yamaha

A Yamaha é uma companhia fundada há 131 anos (em 1887) no Japão. No início a empresa fabricava equipamentos musicais, focando na fabricação de pianos e órgãos. Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que a empresa começou a fabricar motocicletas. O braço da empresa para fabricação de motocicletas chama-se Yamaha Motor Company e foi fundada também no Japão há 63 anos (em 1955).

Há 20 anos (em 1998) a Yamaha comercializou uma motocicleta de estrada de quatro cilindros e 1.000 cilindradas chamada YZF 'R1', este modelo introduziu um novo estilo de design de caixa de velocidades que encurtou o comprimento total da caixa do motor / caixa de velocidades, para permitir uma unidade mais compacta. Isso, por sua vez, permitiu que o motor fosse colocado na estrutura mais para frente, projetado para melhorar o manuseio em uma estrutura de roda curta.

Há 23 anos (em1995), a Yamaha anunciou a criação da Star Motorcycles, uma nova marca para sua série de motocicletas do tipo “Cruiser” no mercado americano. Em outros mercados, as motocicletas Star ainda são vendidas com a marca Yamaha. Este foi um esforço para criar uma identificação de marca mais alinhada com a divisão de mercado do tipo “cruiser”, uma das maiores e mais lucrativas dos Estados Unidos.

Na Década de 2000 a Yamaha entrou em expansão e fortalecimento. Há 11 anos (em 2007), a Yamaha estabeleceu as operações nas Filipinas e distribuiu motocicletas Yamaha sob o nome corporativo da Yamaha Motor Philippines, Inc., uma das mais de 20 subsidiárias globais que estão em todos os continentes.

Por Bruno Rafael da Silva

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *