Fim da Yamaha Ténéré 250 no Brasil

Modelo dará lugar à nova Lander 250.

Com o lançamento da Yamaha Lander 250, a empresa japonesa vai aposentar a Ténéré 250. Ainda disponível no mercado brasileiro ao preço sugerido de R$ 16.490, o modelo fabricado há 8 anos dará seu adeus em breve.

Algumas características da Ténéré 250 foram levadas para a nova Yamaha Lander. Dentre elas podemos destacar o assento mais largo, um conjunto de acessórios formado por baú, bolha e o protetor de motor para quem quer deixar a motocicleta mais preparada para longas viagens.

Equipada com motor de 1 cilindro e 250 cilindradas, a Ténéré chega a 20,9 cavalos de potência quando abastecida com etanol e 20,7 cavalos quando abastecida a gasolina e 2,1 kgfm de torque. A Ténéré tinha inspiração em modelos com cilindradas maiores, como a Ténéré 660 e a Super Ténéré.

A Ténéré 250 é conhecida como o modelo on/off road da Yamaha.

Características do motor da Ténéré 250:

O motor da motocicleta que está prestes a se aposentar é de 4 tempos, refrigerado a ar e de 2 válvulas, tem 1 cilindro, 250 cilindradas e tem sistema de lubrificação de Cárter úmido.

Equipada com sistema de alimentação de injeção eletrônica a moto dispõe de câmbio de 5 velocidades e embreagem do tipo Multi-disco/úmida. Seu sistema de ignição é o TCI com sistema de partida elétrica complementada com sistema de abastecimento flex (gasolina e álcool) e bateria de 12 V e 6 Ah.

Dimensões

A Ténéré tem comprimento de 2,135 m, largura de 830 mm e altura de 1,375 m. A distância entre eixos é de 1,39 m e a altura do assento é de 865 mm. O peso líquido é de 154 kg, capacidade do óleo do motor de 1,55 L e capacidade do tanque de combustível de 16 L.

Outras Características

A moto vinha nas cores Matt Black, que é um preto fosco, verde Savage e marrom Atacama. O painel de instrumentos é composto por painel digital com velocímetro, hodômetro total e dois parciais, marcador de combustível, marcador do nível do combustível, relógio e conta-giros.

Para mais informações sobre as características da amada Ténéré, confira direto no site da yamaha clicando aqui.

Opinião de Motociclista

Segundo o motociclista Chico Sepulveda, divulgou em vídeo do seu canal no dia 1 de dezembro quando soube da notícia da aposentadoria da Ténéré, a motocicleta é “uma moto excelente. Uma moto que não dá dor de cabeça, motor excepcional, conjunto excepcional, uma motocicleta com um excelente custo-benefício, excelente pra uso urbano, pra viagem. Tem gente que já viajou aí a América Latina, o Brasil inteiro… uma moto ‘pau-pra-toda-obra’”

O Peso do Nome Ténéré

História, segurança e flexibilidade. Com novas cores na linha 2018, a TÉNÉRÉ 250 segue possibilitando grande custo-benefício para quem deseja uma motocicleta para o dia a dia e ainda para passeios. Vitoriosa do prêmio Moto de Ouro por dois anos subsequentes no tipo Trail, o nome TÉNÉRÉ carrega propriedades de linhagem, robusteza e ainda conta com a Revisão Preço Fixo da Yamaha. O cliente pode preencher um formulário de interesse para que a equipe de vendas entre em contato.

História da Yamaha

A Yamaha é uma companhia fundada há 131 anos (em 1887) no Japão. No início a empresa fabricava equipamentos musicais, focando na fabricação de pianos e órgãos. Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que a empresa começou a fabricar motocicletas. O braço da empresa para fabricação de motocicletas chama-se Yamaha Motor Company e foi fundada também no Japão há 63 anos (em 1955).

Há 20 anos (em 1998) a Yamaha comercializou uma motocicleta de estrada de quatro cilindros e 1.000 cilindradas chamada YZF 'R1', este modelo introduziu um novo estilo de design de caixa de velocidades que encurtou o comprimento total da caixa do motor / caixa de velocidades, para permitir uma unidade mais compacta. Isso, por sua vez, permitiu que o motor fosse colocado na estrutura mais para frente, projetado para melhorar o manuseio em uma estrutura de roda curta.

Há 23 anos (em1995), a Yamaha anunciou a criação da Star Motorcycles, uma nova marca para sua série de motocicletas do tipo “Cruiser” no mercado americano. Em outros mercados, as motocicletas Star ainda são vendidas com a marca Yamaha. Este foi um esforço para criar uma identificação de marca mais alinhada com a divisão de mercado do tipo “cruiser”, uma das maiores e mais lucrativas dos Estados Unidos.

Na Década de 2000 a Yamaha entrou em expansão e fortalecimento. Há 11 anos (em 2007), a Yamaha estabeleceu as operações nas Filipinas e distribuiu motocicletas Yamaha sob o nome corporativo da Yamaha Motor Philippines, Inc., uma das mais de 20 subsidiárias globais que estão em todos os continentes.

Por Bruno Rafael da Silva

Posts Recentes

Nova Honda NXR 160 Bros 2025: Agora com Versão ABS e Design Atualizado

A nova Honda NXR 160 Bros 2025 traz inovações como farol em LED, painel atualizado e versão ABS, oferecendo mais… Leia Mais

Nova era off-road: descubra as incríveis BMW R 1300 GS e F 900 GS

Namíbia espera: as novas BMW R 1300 GS e F 900 GS estão prontas para a competição. Explorar terrenos desconhecidos,… Leia Mais

Conheça a nova BMW R 12 produzida na fábrica de Manaus

A fábrica da BMW em Manaus iniciou a produção da BMW R 12, um modelo que combina design clássico e… Leia Mais

Da Aventura à Estrada: Descubra as Novas Motos da Zontes no Brasil

Zontes surpreende com sete novos modelos no Brasil, incluindo esportivas, aventureiras e uma scooter, todas equipadas com motor 350 cc… Leia Mais

Nascia um Ícone: Honda CB650F, a Evolução da Lenda Hornet

A Honda CB650F, sucessora da lendária Hornet, marca seu território no asfalto com design ousado e desempenho robusto, reinventando a… Leia Mais

Novas Motos Zontes Naked R310, Cruiser V310, Aventureira T310 2023

De olho no mercado brasileiro, finalmente a Zontes estreou oficialmente no Brasil. A marca chinesa de motocicletas desembarca em nosso… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies