Tipos de Motos – Diferenças e Qual o Modelo Ideal?




Confira aqui os tipos de motocicletas e qual é a ideal para você.

Todos os amantes de carro e moto sabem que ambos são divididos em categorias diferentes. No caso dos carros, o senso comum está muito mais difundido na cabeça das pessoas, os termos como SUV, hatch e sedã. Mas você sabe quais são os tipos de moto?

O assunto hoje é sobre motocicleta, e por isso, separamos um guia com as principais diferenças entre os modelos e o que se enquadra dentro de cada categoria. As motos também são classificadas por categoria, e variável de suas configurações.


Como os itens são muitos, como posição de pilotagem, cilindradas, ausência ou não de carenagem, estilo e os tipos de chassi. Para entender melhor quais são os tipos de moto que existem no mercado e como são classificados, continue lendo.

Os modelos

Alguns modelos de moto foram projetados para rodar principalmente em estradas de asfalto, as chamadas On Road, dentro dessa categoria é possível encontrar a City, Street e a Custom. Outros modelos que são preparados para rodar em trilhas pesadas e leves, são as chamadas Off Road, onde é possível encontrar os modelos Big Trails e as Trails.

Conheça agora as principais diferenças entre uma categoria e outra.

Cub


Um dos modelos de maior facilidade de pilotagem. Se diferencia das Scooters, pelo fato de que o condutor dirige apoiando os pés em duas pedaleiras, isso aproxima um pouco mais da sensação de dirigir um dos tipos de moto mais convencionais.

Exemplos que se encaixam nessa categoria são a Honda Biz 125. Os modelos não precisam de embreagem, nem de manete esquerdo, e é munida de câmbio semiautomático. Apesar disso, é uma moto de poucas cilindradas, chegando a 100 cm³ e 125 cm³. Um ponto muito positivo dessa categoria é a excelente economia de combustível.

Scooter

Com cilindradas também mais baixas como a Cub, a Scooter tem as opções de 50 cm³ e 150 cm³. Um modelo que vem conquistando público de todas as idades, seja por elas serem mais ágeis ou econômicas e práticas motos, que possuem câmbio automático e são ótima opção para trânsitos caóticos.

O condutor dirige sentado, e ao invés de os pés ficarem nas laterais em pedais, como é o que acontece nos outros tipos de moto, na Scooter elas ficam para a frente em um piso plano, inclinado na horizontal. Isso muda completamente o tipo de pilotagem de um modelo convencional. Sem contar que esse tipo de moto também acompanha um nicho, onde é possível carregar alguns itens.

Motos Esportivas

As motos esportivas foram inventadas para correr. Porém, não se pode ter tudo. Os pilotos devem sofrer bastante em cima desses tipos de motos, já que por ser um modelo carenado, eles devem ficar inclinados para a frente, com o peito bem próximo do tanque. Isso serve para diminuir a resistência contra o vento.

Entretanto, se por um lado, essas são motos muito equipadas e com design arrojado, por outro é o modelo de moto menos confortável. Isso porque os bancos não possuem aconchego, a suspensão é rígida e o guidão é bem para frente. As cilindradas para esses modelos de moto podem ser bastante diversificadas, chegando até 1.200 cm³, são usadas em corridas de Super Bike e Moto GP.

Moto Naked

As motos Naked são as motos nuas, mais usadas em perímetro urbano e estrada. Apesar não terem carenagem, os poucos acessórios da moto, deixa os pilotos expostos à força do vento das altas velocidades. São encontradas com cilindradas que vão de 200 cm³ até 1.000 cm³. Como a Yamaha MT-07.

Moto Custom

O modelo Custom são as verdadeiras estradeiras, elas foram projetadas para rodar tanto nas ruas, quanto nas rodovias. Possuem design bastante confortável, em se tratando da altura do assento, conta com suspensões maiores, guidão elevado e garfo longo.

São as preferidas dos motoclubes, que adoram colocar acessórios cromados nas motos. A Harley-Davidson se tornou ícone e virou uma das principais produtoras desses tipos de moto. A Custom também é caracterizada por ter grandes motores e cilindradas bastante elevadas, que vão até 1.800 Cm³.

Motos Trail e Big Trail

Esse é um dos tipos de motos feitos para pessoas mais altas. Normalmente a altura do assento desses modelos de moto são bem elevadas, assim como o guidão e a suspensão. O porte da moto deixa o piloto bastante confortável, oferece ciclística, maneabilidade, é possível passar em trânsito parado com as manoplas por cima dos retrovisores dos carros.

Apesar dos modelos desse tipo de moto ter carenagem, isso não atrapalha a viagem. São modelos muito indicados para quem roda asfalto e para quem faz trilha, o que é bem variável dentro das categorias em oferta de motorização. Por esse motivo possuem preço de mercado altíssimos, já que são tecnológicas e possuem desempenho esportivo, além de conforto.

Por: Susan Nogart



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *