Bateria de Moto – Dicas de Como Aumentar a Vida Útil e Evitar Sobrecarga



Confira aqui algumas dicas para aumentar a vida útil de sua moto.

Com o passar dos anos, o mercado de tecnologia para motocicletas evoluiu cada vez mais. Novos equipamentos, integração e conectividade com celulares e câmeras, além de sistemas de GPS estão consumindo cada vez mais energia, o que pode resultar em sobrecargas caso sejam instalados de forma errada. Dito isto, você sabe como aumentar a vida útil da bateria de sua moto? Caso não saiba, confira aqui algumas dicas.

Primeiramente, é preciso lembrar que as baterias para moto têm uma duração média de 3 anos, variando conforme a qualidade de fabricação e uso. Apesar disso, caso o piloto tome uma série de cuidados, poderá otimizar a duração desta bateria.



Instalação de Equipamentos Eletrônicos

A instalação de equipamentos eletrônicos não originais de fábrica podem gerar sobrecarga no sistema. Entre estes equipamentos podemos citar alarmes, caixas de som, faróis mais potentes, rastreadores, entre outros. Caso esteja pensando em instalar um novo equipamento em sua moto, procure um técnico eletricista para ajustar a moto as novas demandas de energia.

Virar a Chave sem dar a partida pode prejudicar a bateria

Virar a chave de ignição com a moto parada, sem dar a partida, faz com que o farol seja aceso. Este processo pode acabar esgotando a capacidade da bateria da moto.



Para evitar que isso aconteça, o recomendado é só virar a chave de ignição se realmente for dar a partida e usar a moto.

Desuso

Caso sua moto fique parada por mais de 5 dias pode acabar tendo a sua bateria descarregada, o que pode afetar em vida útil. Portanto, caso sua moto fique por muito tempo parada, tente andar com ela pelo menos cinco quilômetros por semana.

Leia também:  Dafra Fiddle III - Lançamento e Características

Pé apoiado no freio pode prejudicar a bateria

Caso você fique com o pé apoiado no pedal de freio, irá fazer com que a luz de freio se acenda com frequência e consuma mais bateria, desgastando ainda mais este componente. Para evitar que isso ocorra tente pilotar a moto com os pés apoiados no local apropriado.

Manutenção

Por fim, é recomendado que o piloto faça manutenções técnicas periodicamente em sua moto. Isso ajuda com que a bateria funcione de maneira correta e sua vida útil dure por mais tempo.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *