Review da Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT 2020 – Análise da Moto



Confira aqui os prós e contras da nova Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT 2020.

A Honda, grande multinacional automobilística japonesa, fez uma nova estreia no mercado, resgatando um clássico de sua produção. Depois de mais de duas décadas de bom desempenho nas estradas, a companhia produziu uma nova edição do modelo Honda Africa Twin, a potente aventureira que entra na 2ª geração de sua existência.

A questão é: este modelo será lançado no Brasil? De acordo com os especialistas, sim, dentro da lógica das possibilidades, dado que se trata de um relançamento de uma moto que fez sucesso em todo o planeta, entretanto, não se pode ainda estimar uma data precisa da aterrissagem da Twin aqui.



Depois da crise resultante da pandemia, a maior parte das fabricantes mudou de estratégia, produções se tornaram mais lentas e estreias atrasaram. Ainda assim, alguns especialistas puderam testar, antecipadamente, a CRF 1100L Africa Twin, na Itália mesmo, e isso se deu no final do ano de 2019, um pouco antes da crise pandêmica.

A versão que os felizardos puderam experimentar foi a Top de Linha Adventure Sports, moto muito bem equipada, cuja produção está dentro da evolução do câmbio em dupla embreagem, proporcionado pela multinacional japonesa, a qual permite mudanças automáticas de marchas (câmbio automático), mais comum em automóveis de quatro rodas.



Este dispositivo é o Dual Clutch Transmission, ou transmissão em dupla embreagem, que a princípio pode despertar desconfiança, ou parecer uma alternativa duvidosa, instalada em uma moto desse porte. Entretanto, conforme a avaliação dos mesmos especialistas, em apenas alguns quilômetros rodados o desempenho foi impressionante. 300 quilômetros entregaram bons resultados.

Leia também:  Yamaha NMax 160 - Ficha Técnica, Especificações

Este sistema de embreagem dupla estreou na empresa no ano de 2010, inserida no modelo VFR 1200F, já fora de produção. Há dez anos esse tipo de câmbio apresentou sua eficiência, benefícios e conforto, embora ainda necessitasse de alguns ajustes, aperfeiçoamentos, dado que havia mudanças de marcha involuntárias e alguma dificuldade no controle da moto nos momentos de baixas velocidades.

Agora, com a evolução da mecânica dos modelos da Honda, a Africa Twin 1100 está munida de, entre outros aperfeiçoamentos, um sistema inédito de medições inerciais em seis eixos, com capacidade de mapear todo o comportamento da moto, abrangendo a velocidade, a aceleração e os limites de inclinação. A partir disso, o sistema DCT opera com muito mais informações e maior eficiência, sobre a "mudança errada" de marcha.

Abaixo segue a relação dos principais destaques que compõem o modelo Africa Twin 1100:

– Está equipada de Motor com 2 cilindros, ultrapassando os 998 CC e a chegando a 1.084 cc;

– A Potência está mais elevada, passando de 95 CV para 102 CV, conforme verificado na versão europeia (Itália);

– A força de Torque subiu de 10 para 10,7 KGFM;

– Este modelo porta um chassi renovado;

– Está bem mais leve, agora perdeu cinco kg, pesando oficialmente 226 quilos na versão standard e 240 quilos na versão Adventure Sports;

– A capacidade de proporcionar mais eficiente ergonomia foi inteiramente revisada;

– O sistema de freios é o ABS, que opera sobre muito bem sobre as curvas;

– Munida do sistema de controle dito anti-wheeling;

– Equipada do painel tátil, vazado em 6,5 polegadas e capacidade de conexão no recurso CarPlay. Este painel, tipo TFT, pode ser considerado uma extravagância da companhia, porém, de acordo com os especialistas que o testaram, o dispositivo foi de grande utilidade no sentido de proporcionar visualização das informações da moto, mesmo estando molhado. A tela do aparelho é muito sensível ao toque e possui muita conectividade com o sistema CarPlay da Apple.

Leia também:  Novas motos Kawasaki 2021 - Z650 e Ninja 650

Esse modelo é o futuro das motos.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *