Honda Forza 2021 – Nova Maxi Scooter



Modelo deve ser lançado em outubro de 2020. Confira aqui as principais novidades da scooter.

Na última semana a montadora japonesa Honda, através de sua unidade situada no continente europeu, distribuiu um teaser, de aproximadamente 15 segundos, divulgando o lançamento de mais um modelo da família Forza: trata-se da nova maxi-scooter. Os admiradores mais precipitados imaginaram ser o modelo Forza 350, que em julho passado teve uma versão lançada na Tailândia. Porém, ao acompanhar o restante das imagens do teaser o espectadores são surpreendidos com a frase em inglês “The Forza family is getting bigger”, que em português, livremente traduzido, significa a família Forza está ficando maior, o que aumenta os indícios de se tratar de um novo modelo, maxi-scooter.

O teaser traz, em suas imagens, um conjunto de transmissão, nos levando a imaginar que o novo modelo será equipado com motor de 750 cc e dois cilindros, em combinação com câmbio composto por embreagem dupla, semelhante ao padrão utilizado na scooter X-ADV, que já é comercializado no mercado brasileiro. No continente europeu são comercializadas versões com 125 e 300 cc, mas até o momento não há confirmação por parte da Honda sobre a possibilidade de venda da versão com 350 cc. Porém, é de se imaginar que se houver decisão pela comercialização da 350 cc, a 300 cc será tirada de circulação, já que não há sentido na manutenção dos dois modelos no mercado.



É importante ressaltar que a Honda apresentou o modelo Forza 300, em novembro de 2019, no Salão Duas Rodas, como forma de avaliar o comportamento do público. Informações apuradas apontam para certeza de comercialização da Forza em território nacional, mas cravar se será a versão de 300 ou 350 cc ainda é precipitado.

Leia também:  Nova Kawasaki Ninja R2 pode ganhar Sistema Supercharger

Forza 350 tailandês

O modelo tailandês possui 329 cm³ de cilindrada no motor, novo propulsor com maior potência, superando os 25,1 cv a 7000, com torque máximo de 2,77 kgfm a 5.750 rotações por minuto alcançados pelo Forza 300. Como no modelo anterior, o Forza 350 também possui transmissão CVT automática. O novo modelo também terá rodas dianteiras aro 15 e rodas traseira aro 14.Também faz parte do Forza 350 tailandês para-brisa com ajuste eletrônico, freios ABS e controle de tração, que fazem parte da configuração de série. Embaixo do assento é mantido o amplo espaço, onde cabem até dois capacetes.



A chegada da Forza 350 traz a possibilidade de um movimento importante na família de veículos da Honda. Especula-se que com a chegada da Forza 350 a Honda substituirá o Integra, atual top de linha da montadora japonesa,com motor de 750 cc. O site Motorcycle News afirmou que o processo de atualização pelo qual o Integra deveria ter passado não foi realizado, devido a necessidade de atendimento às recentes normas Euro 5 para emissões no continente europeu. A partir desta conjunção de fatores, são fortes os indicativos da possibilidade da Honda de aproveitar o momento e condições para realizar a substituição completa do Integra pelo novo integrante e ainda adotar a padronização de nomenclatura maxi-scooter.

Em terras brasileiras ainda não possível afirmar se a Forza maxi-scooter fará concorrência para Yamaha TMax 560. Também é preciso se questionar se o mercado nacional absorveria bem a presença de mais uma maxi scooter da Honda. O modelo a ser lançado em outubro próximo tende a apresentar uma versão como maior foco no asfalto como a X-ADV, que conta com foco mais direcionado ao caráter aventureiro.

Leia também:  Honda CB 650R 2019 - Características, Ficha Técnica

O lançamento da nova scooter já conta com grande expectativa, principalmente pelo fato das poucas informações compartilhadas até o momento não permitirem qualquer tipo de certeza. Por enquanto só é possível imaginar como será o novo lançamento da Honda e tentar controlar a ansiedade em torno deste tão aguardado lançamento da montadora japonesa.

Luis Fernando Bernardo

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *