BMW CE 02 – Moto Elétrica Conceito

A BMW apresentou o modelo CE 02, um conceito de motocicleta elétrica ?barata?, que não precisa de CNH para ser motorizada.

Um segmento muito importante da indústria automobilística é o das scooters elétricas, puxado por modelos indianos que são mais baratos que telefones celulares. Mas o mercado também atraiu alguns gigantes, como a Honda e, agora, a BMW. A montadora alemã, que se destaca pelas motocicletas de luxo, apresentou a BMW CE 02, um conceito de motocicleta elétrica “barata”, que não precisa de CNH para ser motorizada.

Tecnicamente, a BMW CE 02 não é uma scooter, mas também não pode ser chamada de motocicleta, segundo os alemães, a CE 02 é: “um novo conceito”. Como não deve exigir carteira de motorista para ser dirigido, a BMW pretende fazer seu veículo chamar a atenção de adolescentes e jovens a partir de 16 anos como alternativa às scooters, motocicletas e carros.

De acordo com a BMW, o CE 02 está sendo projetado para ser uma máquina acessível. Um ponto positivo do conceito é o peso, pouco menos de 120 kg. O projeto prevê que a moto tenha 15 cavalos de potência, o que deve permitir uma velocidade máxima de 90 quilômetros por hora, o que é muito semelhante ao que é alcançado por scooters.

O novo conceito de moto elétrica CE 02 da BMW

A divisão Motorrad da BMW tem lançado alguns conceitos selvagens nos últimos anos, à medida que a empresa maior volta sua atenção para os veículos elétricos. A mais recente também é a atual, mas ainda parece extremamente legal: a mini-bicicleta CE 02.

Estreou antes da conferência IAA Mobility na Alemanha, o CE 02 é um minúsculo veículo de duas rodas que empresta algumas das vibrações futurísticas que a BMW vem aprimorando para suas bicicletas conceito maiores – incluindo a CE 04, que está realmente entrando em produção. Vestido em prata e preto e “tipografia technoid”, o design minimalista parece que veio direto do set de um filme de ficção científica.

Leia também:  Honda CB 650R 2019 - Características, Ficha Técnica

O CE 02 tem um motor de 11kW com acionamento por correia, que pode ajudar a moto a atingir uma velocidade máxima de cerca de 90 quilômetros por hora (cerca de 56 milhas por hora). A BMW não compartilha a capacidade da bateria, mas afirma que o CE 02 pode percorrer cerca de 90 quilômetros com carga total.

Não há pedais, mas a BMW diz que haverá apoios para os pés – embora nas fotos, o único apoio para os pés que alguém está usando é um skate preso na parte de baixo da bicicleta. (Ei, é um conceito!) Um farol circular de LED ilumina o caminho, enquanto um pequeno display entre o guidão exibe as informações básicas como velocidade e status da bateria. “Caso contrário, a tecnologia é deliberadamente restringida”, diz BMW. O pacote inteiro pesa 120 kg (cerca de 265 libras).

Hoje em dia, não faltam motocicletas elétricas de aparência elegante – mas o CE 02 da BMW provavelmente terá algum sucesso se a empresa decidir fazê-lo. Tem aparência e parece suficientemente capaz para cruzar uma cidade.

Os motoqueiros podem acompanhar o status do CE-02 por meio de um pequeno display colorido no guidão, a parte traseira do assento estreito hospeda "duas pequenas folhas de LED translúcidas" para as luzes de freio e na frente há um farol quadrado feito de quatro elementos Ele rola sobre rodas sólidas de 15 polegadas na frente e atrás, com um braço oscilante de lado único segurando o disco traseiro, e todo o conjunto inclina a balança em 120 kg (265 lb).

Tal como acontece com os conceitos anteriores, a BMW Motorrad estendeu o tema do design às roupas que os acompanham, na forma de duas jaquetas combinando feitas "com materiais e técnicas de processamento inovadores".

Leia também:  Nova Moto MV Agusta F3 800 AMG 2016

Por se tratar de um estudo de design, não há informações sobre se o CE-02 algum dia chegará às ruas como modelo de produção. Mas o conceito radical de scooter elétrico Concept Link de 2017 chegou a ser lançado como CE-04, então talvez os jovens pilotos possam esperar rodar pelas ruas da cidade com o CE-02 em algum momento no futuro.

Por Marina Costa

BMW CE 02

BMW CE 02

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *