Yamaha MT-09: ficha técnica, preço, motor, design, velocidade

Yamaha MT-09: naked esportiva da marca japonesa aposta no desempenho para conquistar os consumidores brasileiros.

A Yamaha MT-09 é o principal modelo da montadora japonesa sem carenagem disponível no mercado brasileiro. Com um visual moderno e agressivo ao mesmo tempo, a naked esportiva da Yamaha compõe a família Master of Torque, ao lado da MT-03 e da MT-07. A MT-09, nosso interesse no momento, é a maior das três, e concorre na mesma categoria da inglesa Triumph Speed Triple e da japonesa Kawasaki Z900. A seguir, apresentamos mais detalhes sobre a Yamaha MT-09.

Motor Yamaha MT-09

Para começar, destacamos o motor da Yamaha MT-09: a naked esportiva é equipada com motor tricilíndrico de 4 tempos e refrigeração líquida. Esse conjunto oferece 115 cv de potência a 10.000 rpm e, ainda, 8,92 kgfm a 8.500 rpm. O modelo conta também com sistema Quick Shift, quepoermite a mudança da marcha sem fazer uso da embreagem, recurso que torna o processo de pilotagem bem mais esportivo. A embreagem, por sua vez, é deslizante, característica que evita o travamento da roda na parte traseira quando ocorrerem reduções bruscas de velocidade e também trocas rápidas de marcha.

Controle de tração também faz parte da MT-09, o que a torna mais eficiente no momento das arrancadas e também mais segura no momento da condução. O modelo possui ainda discos de freio com sistema ABS. A transmissão é cilíndrica, de até seis marchas.

Design Yamaha MT-09

Conforme destacamos anteriormente, a Yamaha MT-09 combina um visual agressivo com elementos modernos. Para isso, apresenta faróis duplos em LED e luzes diurnas em LED nesta mesma máscara. Os faróis não possuem carenagem na parte superior.

Já o guidão, com formato cônico, é colocado sobre uma mesa de alumínio, e nele estão adicionados comandos de piscas, partida elétrica, faróis, retrovisores, manetes de alumínio, buzina, manoplas ergonômicas e corta-corrente.

Leia também:  KTM Duke 200 será lançada no Brasil em setembro

O banco duplo integra-se à rabeta. Esta, por sua vez, possui tubos de aço aparentes, ao passo que a suspensão traseira ganha braços curvados e um para-lama dividido em dois, enquanto a suspensão dianteira possui bengalas invertidas. O tanque, por sua vez, possui formato aerodinâmico e suporta 14 litros, sendo 3 litros destinados para reserva.

A roda traseira de liga leve possui aro 17’’ com pneu 180/55 R17, enquanto a roda dianteira é calçada com pneu 120/70 R17.

A Yamaha MT-09 está disponível nas cores storm fluo, metal black e racing blue (cinza fosco).

Outros Equipamentos da Yamaha MT-09

Além do motor com três cilindros, rodas de liga leve 17”, freios com sistema ABS e câmbio com seis marchas, a Yamaha MT-09 conta com banco duplo, retrovisores, suspensão dianteira invertida, pedais em alumínio, piscas com lâmpadas, tanque com bocal aeronáutico, suspensão traseira monoamortecida, luzes diurnas em LED, faróis duplos também em LED e cluster digital no qual é possível visualizar velocímetro digital, hodômetro (saber quantos km foram rodados), nível de combustível e tacômetro.

Preço Yamaha MT-09

Em virtude do conjunto oferecido, aliando um design moderno e agressivo ao bom desempenho do motor de três cilindros que entrega até 115 cavalos de potência, a Yamaha MT-09 tem preço sugerido de R$ 57.890.

A montadora japonesa tem investido no segmento de motos maiores e mais potentes especialmente no mercado brasileiro. Isso porque a outra japonesa, a Honda, não tem produtos no segmento de 900 cilindradas, por exemplo, no Brasil. A Honda, sabe-se, é uma das marcas adoradas pelos consumidores brasileiros, e conta com linhas de grande sucesso como a CG, por exemplo, com motos que entregam cerca de 170 cv de potência, tais como a Titan e a Cargo. Assim, ao apostar em modelos como a MT-09, a Yamaha foge do embate com a Honda e vai conquistando a confiança dos motociclistas brasileiros.

Leia também:  Kawasaki Ninja 1000SX 2022 - Novidades e Preço

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.