Yamaha Neos 2023 – Análise da Nova Scooter Elétrica

Confira aqui as principais qualidades da nova scooter elétrica Yamaha Neos 2023.

Recentemente foi lançada no mercado a Yamaha Neos 2023, a nova scooter elétrica da empresa. O modelo tem porte e proposta bastante similar às populares 50cc.

Embora esteja estreando a versão 2023 no mercado, a Yamaha Neos já é bastante conhecida na Europa, onde é comercializada há pelo menos 25 anos. Apesar de todo esse tempo, o modelo passou por uma repaginada e está totalmente novo, seguindo o conceito de mobilidade urbana compartilhado com outras grandes marcas do mercado.

Visual

O visual das novas Yamaha Neos lembram bastante os modelos antigos da scooter, devido a presença de farol arredondado duplo na parte da frente. A principal diferença é que agora os faróis são em LED. No geral, a scooter está bastante geométrica e sua traseira se destaca com o grande assento presente. O modelo ainda conta com tela LCD com conectividade.

A Yamaha Neos possui rodas de aro 13 (com encaixe 110/70 na parte da frente e 130/70 na parte traseira) e sistema de freio a disco de 200 mm.

O modelo sofreu um aumento na distância entre-eixos, passando a ser agora de 1.305 mm. Esse alongamento só foi possível devido à nova estrutura e à escolha do compartimento de bateria na parte inferior do assento.

Autonomia

Segundo informações da montadora, a scooter possui uma bateria de 1 kWh, que pesa 8 kg. O consumo WMTC da motocicleta é de 0,03 kWh/km. A Neos possui uma capacidade de fazer até 37 km com 8 horas de carga na bateria. Vale lembrar que é possível acoplar uma segunda bateria de igual tamanho.

O motor da Yamaha Neos oferece 3,4 cavalos de potência máxima e 13,8 kgfm de torque máximo. A velocidade máxima atingida pelo modelo é de 50 km/h e a motocicleta oferece duas opções de pilotagem: STD e ECO, esta última reduz a velocidade e potência da moto para economizar bateria.

Leia também:  Honda CBR 1000RR Fireblade 2018 - Análise e Preço

Armazenamento

O compartimento de armazenamento inferior presente na moto tem capacidade de 27 litros e é suficiente para guardar um capacete e mais uma pequena mochila, mesmo com uma segunda bateria instalada no modelo.

Pilotagem

A pilotagem da scooter é bastante confortável. A moto possui um apoio largo para os pés e suas aberturas laterais na carenagem permitem que o piloto tenha bastante espaço para as pernas. Já o garupa também possui um bom espaço para se acomodar.

A moto não apresenta solavancos bruscos na pilotagem. Ela se comporta de forma suave e sem a sensação de freio-motor. O garfo e amortecedor da Neos também entregam conforto e maciez para o piloto, porém, acabam pecando quando a scooter passa por ruas em paralelepípedos ou em superfícies irregulares.

Um detalhe interessante de se mencionar, é que a moto entra no “modo Tartaruga” quando sua bateria cai para menos de 20%, o que se atinge ao rodar aproximadamente 30 quilômetros. Neste modo, o desempenho é reduzido para poupar a bateria da scooter. Caso a moto tenha uma segunda bateria instalada, basta que o piloto desligue e religue a moto para ela mudar para a segunda unidade de bateria.

A Yamaha Neos é bem silenciosa, sendo que em uma viagem a sua média de ruído é de 55 dB. Para conseguir atingir este nível de ruído a empresa trabalhou no motor e no desenvolvimento de pneus de baixa resistência ao rolamento.

Quanto ao índice de emissão de poluentes, ele é quase zero, já que se trata de uma motocicleta elétrica.

Preço

A Yamaha Neos estará sendo vendida inicialmente na Europa por 3.199 euros, o que dá cerca de R$ 16.700. Este valor é um pouco maior do que o cobrado pela Voltz EV1 Sport, modelo brasileiro que é um pouco mais potente e tem mais autonomia.

Leia também:  Honda Biz 2019 - Preço e Novidades

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.